Bolsas de doutorado na Alemanha com inscrições abertas

Padrão

Esses posts abaixo podem ser o sonho de alguem, encontrei as dicas e disponibilizo aqui para que todos ao menos tenham iniciativa de ir atras dos proprios sonhos.

Dificuldades haverao sempre em qualquer situacao, mas ha sempre uma saida, ha sempre uma oportunidade que nos cai como uma luva😉

Pense nisso e vah em frente!

23/12/2010

Prazo para as candidaturas termina dia 3 de março de 2011

Estão abertas as inscrições para o Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado Pleno, Sanduíche e Duplo Doutorado na Alemanha. Professores e pesquisadores interessados podem se candidatar até o dia 3 de março de 2001. O formulário de propostas on-line está disponível no site da Plataforma Carlos Chagas.

Há oportunidades em todas as áreas do conhecimento. Para participar, no entanto, os candidatos devem ter excelente qualificação científica e acadêmica. Enquanto às bolsas de doutorado integral são destinadas a mestres, as oportunidades de doutorado sanduíche e de duplo doutorado beneficiam profissionais matriculados em curso de doutorado em instituição de Ensino Superior. Neste último caso, será exigido que os candidatos tenham concluído todos os créditos do curso de doutorado no Brasil antes da partida para a Alemanha.

O programa prevê curso de alemão para todos os bolsistas selecionados antes do início da pesquisa. A duração do curso é estabelecida de acordo com o nível do conhecimento de cada candidato, a área da pesquisa na Alemanha e as condições e pré-requisitos da universidade anfitriã alemã.

Ainda sim os candidatos das áreas humanas e sociais devem apresentar, no mínimo, nível intermediário da língua. Nas demais áreas, os candidatos que não tenham proficiência em alemão devem apresentar bons conhecimentos de inglês. Os candidatos ao doutorado sanduíche só terão direito ao curso de alemão caso sua permanência na Alemanha seja de, no mínimo, dez meses.

A seleção dos candidatos será realizada por uma comissão mista formada por consultores e representantes da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico). Cada agência possui uma quota de bolsas e diferentes critérios para sua concessão.

Durante o curso de alemão, todos os bolsistas receberão alojamento, seguro-saúde e auxílio mensal no valor de 410 euros. Os demais benefícios variam de acordo com cada agência financiadora.

Mais informações podem ser obtidas no edital do programa ou pelo telefone 61- 2022-6669.

Fonte: Universia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s